Nossos
apoiadores




CONVERSA DE REI é um álbum em quadrinhos que apresenta uma história ambientada na Praça Gen. Tibúrcio, vulgo Praça dos Leões, no bairro Centro de Fortaleza/CE. Local de grande importância histórica para a cidade, posto que foi palco de inúmeros acontecimentos marcantes no desenvolvimento de Fortaleza.
A inauguração oficial da praça se deu em 1856, mas desde as primeiras décadas do referido século que o Largo do Palácio, onde foi construída, era intensamente ocupada pelos fortalezenses. Isso se dava pela presença de prédios públicos, como o Palácio da Luz (sede do governo estadual à época; hoje funciona a Academia Cearense de Letras) e atividades culturais com a vinda do primeiro teatro da cidade em 1830; o Concórdia, também conhecido como Casa da Ópera e popularmente Teatrinho da Concórdia.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no ano de 1767, também é localizada na extremidade sul da praça.
Cercada por prédios seculares e estátuas de vulto histórico do Ceará, como a escritora Rachel de Queiroz e o general que a nomeia, além dos icônicos leões de bronze em pedestais nas suas extremidades, a praça continua cenário de efervescente sociabilidade para os fortalezenses.
CONVERSA DE REI é ambientada nesse panorama, nos dias atuais, precisamente na década de 2010 quando foi realizada. Com essa verve, sob uma neblina narrativa fantástica, aborda o mistério secular que emana da praça. Em uma noite de lua minguante e de poucos ventos, as estátuas caminham livres pela praça. Questões existenciais e histórias assombrosas pautam o diálogo entre os personagens icônicos.
CONVERSA DE REI conta com uma pesquisa histórica pautada em fontes, assinada pelos professores MANOEL CARLOS, EDUARDO LÚCIO e FRANCISCO CALIXTO, editada e revisada por JULIANA SAMARA GARCIA, mestra em história.
CONVERSA DE REI foi contemplado no Prêmio Luiz Sá de Quadrinhos no EDITAL LITERÁRIO PARA AUTOR (A) CEARENSE – SECULT CE – 2010. Essa campanha é para publicar a 2ª EDIÇÃO, revisada e editada, de forma independente. Nesta edição serão acrescidas artes na técnica de nanquim aguado a partir de fotos da praça onde a narrativa é ambientada.









GRATO!!